Taesa (TAEE11): com dividendos atrativos apesar de alavancagem, BBA sobe recomendação

O Itaú BBA elevou a recomendação para a Taesa (TAEE11) devido aos altos rendimentos de dividendos.

Por: Meta Possivel

Recomendação Elevada pelo Itaú BBA

O Itaú BBA elevou a recomendação para a ação da Taesa (TAEE11) de underperform para market perform.

Preço-Alvo Aumentado

O banco também elevou o preço-alvo da Taesa de R$ 35,90 para R$ 36,70, impulsionado por uma TIR mais atraente.

Desempenho da Ação

A ação da Taesa caiu 4% no ano, em linha com o Ibovespa, devido a altas taxas de juros e um fraco IGP-M.

Previsão de Dividendos

O BBA prevê um rendimento de dividendos de 6% para 2024, 8% para 2025 e 2026, e dois dígitos após 2027.

Redução no Payout

A empresa anunciou uma redução no payout para 75% em 2024, mas espera aumentar para 90% em 2025 e 100% em 2026.

Base de Acionistas

Um alto rendimento de dividendos é fundamental para a Taesa, pois 55% de sua base de acionistas são investidores de varejo.

Alavancagem e Modelo de Negócios

O BBA não está preocupado com a alta alavancagem da Taesa devido ao modelo de negócios de baixo risco da empresa.

Projeções de Dívida e Ebitda

Analistas projetam uma dívida líquida proporcional/Ebitda de 4,1 vezes para 2024 e 3,2 vezes para 2027.

Investimentos em Projetos

A Taesa planeja investir R$ 3,2 bilhões em projetos greenfield e brownfield entre 2024 e 2027.

Interesse em Leilões

A Taesa expressou interesse no leilão de transmissão de setembro e participou de leilões anteriores.

Estimativas de Lucro

O BBA elevou as estimativas de lucro líquido em mais de 15% para 2024 e 2027, devido a uma taxa de imposto efetiva mais baixa.

Taxa de Imposto Efetiva

A equipe de análise espera que a taxa de imposto efetiva caia para cerca de 7 e 8% nos próximos cinco anos.

Benefícios Fiscais

Esses benefícios incluem a aceleração do uso de prejuízos fiscais e menor taxa de imposto para concessões.

Projeções para 2029

Para 2029 em diante, o banco projeta uma taxa de imposto efetiva média de cerca de 15%.

Expectativas Legislativas

No modelo anterior, o BBA considerava uma taxa de imposto efetiva mais alta devido a expectativas legislativas.

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