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Os filtros de spam são ótimos para evitar mensagens de e-mails que nunca pedimos. Mas quando queremos enviar uma newsletter para nossos clientes, esses filtros podem ser uma barreira muito grande, pois as vezes marcam de forma errada a nossa newsletter como spam.
Não existe fórmula mágica que evite este acontecimento (pois cada filtro tem a suas configurações próprias, mas aqui vou dar 7 dicas para atenuar o problema.
Várias destas dicas aplicam-se melhor (ou até automaticamente) com a ajuda de um sistema de e-mail marketing. Pessoalmente, uso a plataforma E-goi, que está muito completa, é em português e tem conta de testes gratuita para até 5001 contato.
Esta é a razão número 1 para os seus emails irem direto para o spam.
O facto de serem seus clientes ou Contatos não implica que todos tenham dado autorização explícita para receber a sua mensagens. Se a enviar sem a permissão deles, pode ter a certeza de que vão clicar no botão “spam”. E quando isso acontece, os ISP (Gmail, Hotmail, Yahoo, etc.) tendem a bloquear a sua mensagem (e-mail) para todas as outras pessoas. Pior ainda, podem queixar-se a instituições anti-spam e colocar o seu domínio numa lista negra!
Por isso, tenha certeza de que tem no seu site um formulário double opt-in de inscrição na newsletter (eu crio automaticamente para o meu site com o E-goi) e inclua no formulário de inscrição de clientes de seu negócio um visto para também receberem a newsletter. Depois, envie sempre suas mensagens só a estas pessoas!
Mesmo quando você envia mensagens só a quem pediu expressamente para a receber, os ISP’s estão sempre atentos ao interesse que as suas comunicações geram nas pessoas. Se elas não abrirem e clicarem no link da mensagem, os ISP’s podem filtrá-la para o spam nos próximos envios seus.
Chama-se a isto “reatividade” (engajamento) e é uma das estatísticas mais importantes para o sucesso do seu e-mail marketing! Por isso, tente sempre criar conteúdos que sejam de real interesse e úteis para os seus clientes e que os incentivem a abrir e clicar neles.
Pode usar o E-goi para medir os resultados.
Sempre que você enviar a sua newsletter para emails descativados ou inválidos (um comportamento típico dos spammers) os ISP’s podem penalizá-lo e bloquear futuros envios. Portanto, é de extrema importância remover da lista todos os e-mails que já não estejam a ser usados (os chamados bounces).
Se não quiser removê-los 1 a 1, uma plataforma de email marketing como o E-goi faz a limpeza de soft bounces e hard bounces automaticamente e também insere um link de ação onde os clientes ou prospectos podem clicar caso se queiram remover da lista. Quanto mais limpa a sua lista, mais reativa e bem comportada ela se apresenta perante os ISP’s e melhor será a taxa de entrega direta no inbox deles.
Antes de lançar a sua campanha de e-mails, confirme que ela não vai fazer disparar logo todos os filtros de spam! Embora cada filtro tenha as suas regras próprias, há algumas normas gerais a compreender.
– Não envie emails compostas somente por imagens (tem de haver um equilíbrio entre texto HTML e imagens);
– Use o código HTML bem formatado (ex. não criar o HTML da emails no Word ou no Photoshop :);
– Prepare sempre uma versão alternativa do e-mail em texto simples.
Para verificar estes pontos, também pode passar a sua newsletter pelo relatório anti-spam do E-goi, que não só cria automaticamente a versão em texto simples, como também analisa todo o conteúdo e dá uma pontuação de referência com dicas para melhorar o resultado da entrega.
Uma das coisas a que os ISP’s estão mais atentos é a reputação do servidor através do qual você envia o e-mail. Para ter uma reputação boa, é fundamental autenticar o seu servidor com as principais certificações de e-mail (SPF, SenderID, DKIM e DomainKeys).
Este processo deve ser feito pelo suporte técnico do seu servidor.
Se escolher por usar um serviço de e-mail marketing como o E-goi, o trabalho fica bem mais fácil, pois não só já inclui servidores certificados como dispõe de todos os dados necessários para que os seus usuários configurem o seu servidor corretamente.
Mesmo que as pessoas queiram receber a seus emails, podem achar abuso se for todos os dias e indicá-la como spam. Por outro lado, se faz envios com menos frequência (ex. mensalmente), elas podem já se ter esquecido de si e considerar que é spam.
Tem uma campanha diária? Dê a elas a possibilidade de a receberem e-mails com menos frequência.
Envia-a esporadicamente? Inclua sempre uma referência e relembre à pessoa o motivo pelo qual está a receber o e-mail e a data em que se inscreveu na lista (o E-goi pode inserir automaticamente quer a opção da frequência de envios quer o motivo e data da inscrição).
Mesmo seguindo todas as dicas acima, há sempre a possibilidade de alguns filtros demasiado agressivos meterem o seu e-mail no spam.
Para tentar contornar este problema, insira sempre uma frase bem visível do e-mail (ex. logo no cimo) pedindo às pessoas para adicionarem o seu remetente à lista de endereços seguros.
Desta forma, mesmo que elas vejam que o e-mail foi erroneamente para o spam, têm logo uma forma fácil de prevenir que isso volte a acontecer.
Muito obrigado e peço que deixe o que achou nos comentários logo abaixo, será um prazer lhe responder!.
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