Temas Para WordPress, Como Sei Qual É O Melhor Para Meu Blog? #27

Temas Para WordPress - inicio

TEMAS PARA WORDPRESS – INTRODUÇÃO

Olá, hoje vou falar sobre Temas Para WordPress, uma ferramenta importante para quem trabalha com blogs ou como afiliado e necessita de um site para agregar seus conteúdos.

Eu vou lhe ensinar o que é e para que serve um tema ou como alguns chamam template WordPress além de mostrar como saber se um tema é bom ou não para seu uso, mostrando as principais características de um tema de ótima qualidade.

Neste mesmo artigo irei ensinar como adquirir um Tema Profissional e ainda como instalar no seu blog ou site WordPress.

Então para saber de tudo isso, fique comigo até o final deste artigo para conferir e saber qual é a minha opinião sobre o melhor tema para WordPress que eu conheço.

Então vamos lá?

O QUE É E PARA QUE SERVE UM TEMA WORDPRESS

Muitas pessoas não sabem o que é um tema ou mesmo para que serve de verdade.

Alguns pensam que um template é nada mais que a aparência de um blog ou site, mas para quem tem um pouco mais de conhecimento sabe que isto não é verdade.

O tema de um blog, além de ser totalmente responsável pela aparência do site, tem funções que vão além do design como a organização das partes de um blog (layout), fluidez na navegação e integração com redes sociais.

Quando você entra em um blog como o do meu amigo Wellington Muniz – http://SuperCursoOnline.com  (que é excelente por sinal) você percebe que a sidebar (barra flutuante lateral) fica na esquerda já no meu blog o http://metapossivel.com.br esta mesma sidebar fica na direita do blog. Isso é possível por causa da disponibilidade da função no Tema.

Além das funções que eu já citei acima o tema de um blog é responsável também pela velocidade de carregamento, integração de scripts analíticos e funcionalidade peculiares como a de captura de e-mails na parte superior do meu blog que só é possível por causa do tema.

Uma função importantíssima de um tema é a experiência do usuário com o blog, fluência na hora de navegar e resposta a dispositivos móveis, o que é bem comum hoje em dia.

O bom de se ter um tema legal é o fato de você decidir o que quer que apareça ou não.

Outro fator importante de se esclarecer é que um tema ou template é totalmente independente do seu site ou blog, ou seja, você pode remover ou trocar a hora que bem quiser sem afetar seu conteúdo.

É um tipo de arquivo totalmente instalável, mas em contrapartida não pode ter um site sem um tema.

Para ser mais preciso, porém com minhas palavras, o tema é o principal responsável pela fluidez e experiência do usuário interligando funções e opções da plataforma deixando visíveis e acessíveis aos leitores ou usuários.

É tudo o que se vê e o que se pode interagir no blog ou site.

Então agora você já sabe o que é um tema ou template para site, vamos aprender um pouco como identificar um bom tema para seu blog!

COMO SEI SE UM TEMA É BOM?

Temas Para WordPress - como saber se é bomNo início da minha carreira como empreendedor digital eu tive sérios problemas na hora de escolher um tema para meu blog, pois não entendia direito como funcionava e o que devia considerar importante.

Perdi dias somente para escolher o template para um blog antigo. Então, fiz uma escolha que se fosse hoje faria diferente, pois não tinha visto blogs como este (http://metapossivel.com.br) para me auxiliar nesta tarefa.

Através de muitos erros e acertos e de muita experiência no mundo de blogs eu aprendi o que realmente importa na hora de escolher um tema WordPress certo.

Eu tenho critérios próprios mas que não foge de critérios usados pela maioria dos profissionais na hora de escolher um bom tema para um blog.

Considero pontos importantes pois vão evitar de você ter que instalar plug-ins para adicionar funcionalidades.

1 – Se For Otimizado para SEO – Posicionamento

SEO – Com certeza você já ouviu falar sobre o “Místico” SEO (Search Engine Optimization), se não ouviu vou dar uma breve…

São técnicas usadas em conteúdos digitais para que eles fiquem bem posicionados mediante aos motores de buscas, como o Google ou Bing por exemplo.

Então ter um tema que proporcione tais medidas é uma mão na roda.

Carregamento – Uma destas técnicas é em relação a velocidade de carregamento das páginas e se seu tema proporciona isso então ponto positivo.

Linguagem HTML5 – Outro ponto interessante em relação ao SEO que seu tema pode proporcionar é estar escrito na linguagem mais moderna, ou seja, em HTML5 que disponibiliza mais fluidez e legibilidade dos motores.

Posts Relacionados – Para manter o leitor dentro do seu blog é muito importante e faz parte do SEO.

Ter Suporte Redes Sociais – Todo tema deve vir com acessos direto para redes sociais e suporte a compartilhamentos para gerar um maior engajamento dos leitores

2 – Ter Um Bom Design – Primeira Impressão

Aparência – O design é fundamental, mas ao contrário do que muitos pensam, ter um bom design não significa tornar seu blog algo como uma árvore de natal, mas sim limpo, com cores harmônicas, fonte de fácil leitura para que vão conduzir o leitor ao conteúdo.

Ter opções para o design é fundamental.

Logotipos – É bom observar se o tema possui suporte para fazer upload e integração de logotipos personalizados para várias funções como favicon, logo padrão dentre outras.

Menus – Os menus devem ser bonitos e limpos sem muitos efeitos para não atrapalhar no carregamento.

Algo interessante é saber se o template tem opções de menus como menu footer (parte inferior do site ou blog).

3 – Controle do Layout – Organização é Necessária

Responsivo – Hoje em dia quase todo mundo acessa a internet por meio de dispositivos móveis, então seu tema deve conter suporte, do contrário vai perder muitos possíveis leitores e usuários.

Organização – Ter disponibilização para alterar o layout é importantíssimo, pois você é quem deve ter o controle total do seu site e escolher o mais organizado possível.

Deve ter o controle de de tamanhos das partes do layout.

4 – Suporte E Incorporações de Scripts

Suporte – É necessário ter um suporte e atualizações, até porque o WordPress atualiza constantemente e pode haver incompatibilidades.

Incorporações de scripts – No meu blog tem um script de Google Analytic onde mensuro meu blog, se não houvesse esta possibilidade não seria tão fácil.

Outros códigos como do webmaster do facebook ou até códigos de Adsense para monetizações.

5 – Opções Para Marketing

Se você é um Afiliado ou trabalha com marketing no seu blog vai precisar de algumas funções extras.

Captura de E-mail – É importantíssimo, inclusive é um fator decisivo na hora da compra por afiliados e marqueteiros pois possibilidades de captura de e-mails é fundamental.

Em alguns temas WordPress é possível adicionar no meio do conteúdo, na sidebar, no header (topo) e popups caixa de captura para fazer o e-mail marketing.

Barra de Avisos ou CTA – Se você acessar o meu blog vai ver que no topo permanecer uma caixa com um aviso ou CTA para instigar o leitor a clicar promovendo um curso ou uma isca digital ou até mesmo uma página de captura de e-mails.

Inserção de Banners – Sei que pode ser um pouco polêmica esta função mais pode proporcionar um alto índice de clicks e até algumas vendas.

Talvez você não precise instalar tudo, mas os temas para WordPress devem vir com tais opções para que você decida qual usar no seu blog.

QUAL O MELHOR TEMPLATE PARA MIM?

Temas Para WordPress - free vs premiumBom, agora que sabemos o deve conter em um ótimo template para WordPress, temos que entender que o melhor para mim as vezes não é o melhor pra você!

Eu sou afiliado e escolho um tema que tenha funções específicas que me favoreça.

Se você é somente um blogueiro que não faz marketing avançado e só disponibiliza conteúdo sem intenção de vender ou Adsense por exemplo, então sua opção deve ser menos focada e com menos recursos, possibilitando que você opte até mesmo por um tema grátis….

Temas Grátis

Existem milhões de template para wordpress livres onde você pode escolher direto na interface do WordPress e instalar em segundos.

Estes template chamado de Free tem algumas algumas restrições, mas se for bem filtrado pode até ser uma boa pedida.

Seu blog não tem fins lucrativos ou não tem um foco em massa eu não vejo o porque comprar um tema, use um gratuito mesmo.

Os temas gratuitos são bons porém são limitados, é aí onde você deve ter atenção na hora de escolher um tema para seu blog até mesmo em questão de segurança.

Outra ocasião é se você estiver apenas testando e aprendendo, situação bem comum hoje em dia, daí você, na minha opinião DEVE usar um template free.

Temas Premium

Os temas premium como são chamados, geralmente vem com todas ou até mais funções que eu citei como essenciais e isto é muito bom, pois evita de estar instalando plug-ins que sobrecarregam e pesam o carregamento do site.

O importante de saber sobre estes temas é que não importa somente o preço deve ter qualidade. Existem temas horríveis com preços de USD45,00 facilmente na internet, mas você não vai cair nessa pois já sabe escolher um bom tema com as informações deste artigo.

Eu Indico

Eu indico 3 temas em particular que tem todas as funções que são necessárias, o Épico da Uberfácil, o Centive One ou Avante e o Conversion WP Premium do Jair Rebelo.

Com certeza qualquer um dos três que você escolher vai estar bem servido, pois são todos profissionais e tem um suporte incrível com atualizações constantes.

O que vai mudar é em relação a detalhes e também no preço.

Se você quiser conhecer cada um em específico eu vou deixar abaixo os links para você!

Clique Para Conhecer o Tema Épico;

Clique Para Conhecer o Tema Centive One;

Clique Para Conhecer o Tema Centive Avante;

Clique Para Conhecer o Tema ConversionWP; (Sinceramente este eu indico mais pelo fato de ser o tema do meu blog).

Neste vídeo eu mostro falo sobre o tema Profissional Premium ConversionWP, tá muito legal

INSTALANDO SEU NOVO TEMA WORDPRESS

Existe basicamente 3 formas de se instalar um Template WordPress, vou ensinar cada uma delas.

Pelo Buscador WordPress

Aqui é um tanto simples, você deve logar na Administração do seu blog,

Ir no menu> Aparência> Temas >Adicionar Novo,

A partir daí basta inserir um nome e pesquisar um que te agrade. Após encontrar basta clicar em Instalar e depois ativar.

Pronto agora basta personalizar seu blog através do tema escolhido e instalado.

Pelo Upload WordPress

Aqui trata-se de temas que não estão no banco de temas do WordPress, ou seja, são produtores de temas independentes.

Você, ao adquirir e baixar o tema, deve logar na Administração do seu blog,

Ir no menu> Aparência> Temas >Upload,

Você deverá carregar (Upload)  o arquivo de tema que deve estar na extensão .Zip. Após carregar, basta clicar em Instalar e depois ativar.

Pronto agora basta personalizar seu blog através do tema escolhido e instalado.

Por FTP

Uma opção um pouco mais avançada.

Baixe e instale o File Zilla ou qualquer outro gerenciador de arquivos FTP.

Configure com o Acesso FTP disponibilizado no C-Panel da sua hospedagem.

Você deve, independentemente de ser um tema pago ou grátis, baixar para seu computador o arquivo do tema com a extensão .Zip, a partir daí você faz o carregamento do arquivo para o diretório:

//raizdosite/wp-content/themes

Pronto agora basta logar na administração do seu site WordPress,

Ir em Menu>Aparência>Temas

O seu novo tema vai estar pronto para ser utilizado.

CONCLUSÃO

Bom, acho que isso é tudo, espero que tenha gostado do conteúdo e que faça um bom proveito.

Entendemos o que é e para que serve um Tema, como saber se um tema é realmente bom para seu blog identificando pelas suas funcionalidade e como escolher o melhor tema finalizando com um tutorial de como instalar temas para WordPress.

Se tiver alguma dica ou informação a acrescentar não se limite mas escreva nos comentários vai ser um prazer ter sua participação aqui.

Muito obrigado e até a próxima.

Título: Templates Para WordPress, Como Sei Qual é O Melhor Para Meu Blog?

E-book Erros De Iniciantes + Dicas Para Criar Seu Negócio 100% Online?

Mesaque Mota

Empreendedor digital, comunicador, com vários projetos na internet, ultimamente está trabalhando na criação de vídeos para youtube e artigos para seus blogs. Gosto muito de fotografia, música e de ajudar pessoas com meu conhecimento.

Website: http://metapossivel.com.br

5 Comentários

  1. Felipe

    muito bom, vocce usa qual banco de imagem para seu blog

  2. Eu estou apenas começando no marketing digital e tenho estudado todos os dias.

    A cada dia meus resultados são melhores pela minha dedicação e por saber escolher corretamente os melhores cursos que me trazem conhecimento e agregam valor aos meus negócios, afinal Você só pode Fazer o Que Sabe Fazer !

    Obrigado por compartilhar esse excelente artigo, realmente ter um tema em seu blog preparado para a otimização do Seo é tão importante quanto qualquer outra coisa que se faça no marketing digital!
    Sucesso a todos e ao Blog Sempre !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *