7 Erros Fatais De Link Building Que 90% Dos Blogs Cometem + Dicas #26

Link Buildin - InicioVou mostrar a você os 7 Erros Fatais De Link Building Que 90% Dos Blogs Cometem e que pode MATAR seu blog e vou dar Dicas para melhorar seu ranqueamento.

 INTORDUÇÃO – O Que É Link Building?

Link Building é qualquer prática que você faz para que se consiga back links, ou seja, links que direcionam para seu domínio, diretamente.

O link building hoje é um fator determinante no sentido de rankeamento do seu blog ou site. O que vai diferenciar é a qualidade destes links, quantidade e contextualização.

Muitas vezes, muitos links não significa estar na primeira página das buscas do Google, porque o Google releva muitos outros fatores e um destes é a qualidade dos mesmos.

Vamos estudar 7 erros de link building que se cometidos podem atrapalhar no rankeamento do seu site nas pesquisas de forma brutal.

Então, leia até o final para entender e se você cometeu ou está cometendo algum erro destes, certifique-se de fazer as devidas alterações para ganhar algumas posições no Google.

OBJETIVO DO ARTIGO – O Que Eu Quero Que Você Aprenda Sobre Link Building

Quero que você conheça os erros, entenda como resolvê-los e coloque em prática no seu blog. Vou ser bem direto nos erros e vou abrir sua mente para que você possa entender a forma correta de se fazer link building.

Preste bastante atenção, porque 90% dos blogs tem pelo menos 1 destes 7 erros e fique atento as dicas para melhorar seu blog, posicionando-se melhor nas pesquisas.

7 ERROS DE LINK BUILDING QUE VOCÊ NÃO PODE COMETER

>ERRO N#1 – Achar que somente o número de back links que importa!

Link Buildin - erro 1Back links não são tão fortes como antes MAS ainda continua sendo o principal fator de ranqueamento no mundo.

Antigamente se seu blog tivesse muitos back links, não importando de onde eles vinham, ele estava bem na fita e tinha muita força na hora do posicionamento. Isso mudou muitos nos últimos anos, o Google aperfeiçoou seu algoritmo para evitar tipos de fraudes.

Muitos blogueiros pensam que ter 1000 links para seu site já vai ser suficiente e que vai fazer seu conteúdo estar na primeira página do Google amanhã…

Isso não é verdade, a quantidade é importante, mas vamos ver logo abaixo que tem outros fatores que são mais predominantes para ranquear um blog nas pesquisas.

>ERRO N#2 – Procurar obter links de qualquer site

Link Buildin - erro 2

Como disse acima, não basta só a quantidade é necessários que os back links sejam de sites relevantes, com força.

Mas o que é um site ou blog Relevante?

É um blog que já tenha muitos links de qualidade apontando para ele e que quando você pesquisar a palavra-chave desejada é um dos primeiros na listagem das buscas.

Para saber valores de back links e números de autoridade, no final eu vou deixar 3 ferramentas para você ter acesso a tais informações.

Outro fator que faz um blog ser relevante é a qualidade do conteúdo contido nele juntamente com uma boa navegação e que passa valor para seus leitores.

Se eu quero ranquear meu blog eu não vou procurar ter back links de sites/blogs que não tenham relevância ou não tenham conteúdo de autoridade.

🙂 DICA IMPERDÍVEL: Faça um curso gratuito de SEO para manter seu site nas primeiras posições do Google!

Eu posso ter 1000 back links de 1000 blogs sem relevância e nem se quer aparecer nas pesquisas.

O que eu tenho que fazer é procurar os melhores blogs, os mais bem posicionados e que tenham bom conteúdo para determinada palavra-chave então fazer uma ação (campanha) para conseguir back links deste blogs.

Só assim meus back links terão relevância, pois vem de blogs consagrados e de autoridade.

Ou seja, não procure back links de blogs sem autoridade, é mais fácil e mais rápido conseguir 1 link de um site relevante do que 100 de sites sem autoridade.

A campanha ou ação para conseguir back links desses blogs é feita através de técnicas muito conhecidas, um exemplo é a de Guest Post.

>ERRO N#3 – Ter muitos links de poucos sites

Link Buildin - erro 3

Aqui está um erro muito comum e que pessoas não se dão conta de que não é somente a quantidade de links mas se provém de domínios diferentes..

Um blog tem 30 artigos e todos os artigos linkam para seu blog, então você já tem 30 links correto? Mas esses 30 links teriam muito mais força se viesse de 30 domínios diferentes, então seria muito mais relevante.

O Google é muito esperto e não cai em truques de aventureiros.

Estou dizendo isto porque antigamente se criava um blog na plataforma WordPress ou blogspot e colocava lá 300 links para o blog de destino e se tinha um link building forte.

Hoje isso acabou, como disse o Google não é bobo, por isso é melhor 1 link de cada blog e vários blogs apontando para o seu, blogs relevantes como vimos no Erro 2.

Para resolver procure uns 20 a 50 sites relevantes e obtenha um back link de cada. Isso vai significar muito para o Google, pois bons sites linkando para o seu significa que o seu está se tornando relevante.

Mas também não é só isso, vamos aprofundar um pouco mais vendo os outros erros.

>ERRO N#4- Obter links de sites fora do contexto

Link Buildin - erro 4

Isso acontece muito. Às vezes, você não conseguiu ainda links de blogs do seu nicho (área de atuação) e está ficando desesperado para melhorar o posicionamento do seu blog, então procura sites de PTC ou sites de propagandas e cria links apontando para o seu.

O grande problema desta prática é que os links tem de vir de blogs que falam sobre o mesmo assunto ou nicho que o seu.

Não faz sentido, para o Google e para o usuário, um link de um blog que fala de culinária apontar para um blog de maquiagem ou vice e versa.

Entende o sentido?

O Google é muito esperto e, se seu blog tem links de sites que não tem nada a ver com seu contexto de assunto, esquece, este link não é de qualidade.

Para resolver, procure blogs que falam do mesmo assunto que o seu ou pelo menos que tenha sentido…

Exemplo, blog de maquiagem para outro blog como se vestir bem…

>ERRO N#5 – Os links que fazem referência ao seu não tem contexto

Link Buildin - erro 5

Links contextualizados são melhores.

Como assim contextualizados?

Vou responder com um exemplo>

Meu blog fala sobre marketing digital e em um artigo de um blog relevante que eu quero fazer back link tem uma parte que descreve assim:

“…mostrando dicas e truques sobre marketing digital para você se aperfeiçoar no assunto”

Ou seja, na parte “marketing digital” é onde deveria ter um link incorporado para meu blog. Entendeu?

Não necessariamente deve ser a palavra exata, mas dentro da semântica dela.

Exemplos,

Dicas de Marketing;

Marketing de Afiliados;

Como Fazer Marketing…

>ERRO N#6 – Links forçados ou SPAM

Link Buildin - erro 6

Links forçados não é uma prática boa, O Google criou atualização que percebe isso (google pinguim).

Então estes links de certa forma não tem relevância para ranquear seu blog nas pesquisas.

Muitos fazem esta prática até de forma abusiva, cria um segundo blog com conteúdo fraco e sem qualidade e colocam nas Widgets ou no rodapé vários links pensando que vão conseguir benefícios no Google.

Isso é uma prática incorreta e pode fazer efeito contrário, o Google pode até penalizar seu site.

E, como já disse acima, quantidade não é tudo que importa!

>ERRO N#7 – Não procurar back links de blogs antigos

Link Buildin - erro 7

O tempo também conta, sites antigos são bons, se você puder escolher, então escolha links de blog antigos eles tem uma certa experiência, e isso conta para o Google.

Mas não adianta ficar procurando blogs antigos, é só uma questão de escolha, se puder faça.

Agora que nós vimos vários erros que impedem do Google ranquear um blog, vamos entender um pouco como funciona Google e o que ele considera relevante.

 O Que Realmente Importa Ao Google?

Pense no Que É Importante Para O Usuário – Porque você fez o blog? Dinheiro, fama? Pense em primeiro lugar ajudar a sanar os problemas dos seus usuários…

O conteúdo sempre é prioridade – Entregar conteúdo de qualidade, com base e fundamentos corretos para ajudar de fato seus leitor…

Veja dicas para criar um bom conteúdo…

Satisfação do usuário é primordial – O leitor deve ser o foco, então deixa-lo satisfeito tem de ser o objetivo do seu blog, tudo o que fizer seja para satisfazer o leitor…

Segundo o Google as coisas devem acontecer espontaneamente – Se você tem um bom conteúdo, satisfaz o leitor, com certeza ele volta, deixa comentários, curte…, ou seja é espontâneo e acontece naturalmente. O Google valoriza muito isso.

Atualização de conteúdo – Não deixe seu leitor com fome, alimente-o sempre bem e com uma rotina adequada.

Atualização de conteúdo significa que você valoriza seu leitor, e se você o valoriza ele interage com você então acontece de forma espontânea e no final você ganhar com o Google e outros motores de busca…

Trabalhe a navegação interna do blog – Não permita que seu leitor veja somente o que ele procurou, mas faça com que ele perceba que precisa de mais e fique mais tempo dentro do seu blog.

Fazer uma boa navegação proporciona isso com posts relacionados, os maior vistos, mais popular, os curiosos …

Seu blog deve abrir rápido – Um blog que demora mais do que 3 segundos para abrir é um blog com problemas.

O Google disponibiliza ferramentas como o Google Speed para não só analisar a velocidade como também diagnosticar problemas que causam a lentidão, possibilitando que você faça os reparos dando uma boa experiência ao seu leitor.

3 Ferramentas/Sites Para Analisar Back Links

Uma coisa interessante é ter ciência de números dos seus concorrentes, vou deixar abaixo 3 sites que fazem análise e mostram números de Back links que o site possui.

É interessante entender que o número de links é bem diferente que o número de links de domínios.

1-majestic.com

2-ahrefs.com

3-Moz.com

Existe várias outras mas estas vão te auxiliar muito bem, uma outra que eu indicaria é do próprio Google, chamada Google Search (Antigo WebMaster Tools).

Todos os citados vão dar números diferentes, isso acontece por causa da quantidade de domínios que estão indexados em cada ferramenta e por outros fatores não divulgados.

🙂 PARA VOCÊ QUE QUER APRENDER DE VERDADE TODOS OS SEGREDOS DO LINK BUILDING E AINDA MAIS, CRIAR UM NEGÓCIO SUSTENTÁVEL NA INTERNET CLIQUE ABAIXO!

CONHECER OS SEGREDOS E CRIAR MEU PRÓPRIO NEGÓCIO!

CONCLUSÃO, O Que Vimos Hoje Sobre Link Building

Bom, além de Entendemos o que é link building, aprendemos a identificar os erros que mais afetam os blogs, impedindo de serem ranqueados nas posições mais privilegiadas.

Mas nunca deixe de fazer link building ou link builder como alguns chamam, pois é uma estratégia de SEO que tem muita força perante os buscadores, principalmente o gigante Google.

Vou listar abaixo os erros de forma resumida para você copiar e colocar em um quadro se preciso para que no dia a dia não venha cometer tais erros que são determinantes para impedir seu crescimento.

>ERRO N#1 – Achar que somente o número de back links que importa!

>ERRO N#2 – Procurar obter links de qualquer site

>ERRO N#3 – Ter muitos links de poucos sites

>ERRO N#4- Obter links de sites fora do contexto

>ERRO N#5 – Os links que fazem referência ao seu não tem contexto

>ERRO N#6 – Links forçados ou SPAM

>ERRO N#7 – Não procurar back links de blogs antigos

Aprendemos também o que o Google considera relevante para que seu blog tenha indicações nas primeiras posições das buscas, que é…

Pense no Que É Importante Para O Usuário

O conteúdo sempre é prioridade

Atualização de conteúdo

Trabalhe a navegação interna do blog

Seu blog deve abrir rápido

E para te ajudar a fazer pesquisa de concorrência, temos 3 ferramentas que fazem isso muito bem.

Majestic, Ahrefs, Moz e Google Search.

Então é isso, agora que você sabe o que é certo e o que é errado, é hora de colocar em prática, procurando sempre sites relevantes e com conteúdo referente ao seu para que tanto o Google quanto os leitores fiquem felizes e satisfeitos.

Um forte abraço e se você gostou deste conteúdo descreve nos comentários para que possamos bater um papo e trocar informações e também dúvidas.

Até a próxima.

🙂 Logo abaixo tem um Mapa Mental deste artigo se quiser pode baixar para ter uma noção mais ampla do conteúdo!

DOWNLOAD DO MAPA MENTAL, CLIQUE AQUI!

.

E-book Erros De Iniciantes + Dicas Para Criar Seu Negócio 100% Online?

Mesaque Mota

Empreendedor digital, comunicador, com vários projetos na internet, ultimamente está trabalhando na criação de vídeos para youtube e artigos para seus blogs. Gosto muito de fotografia, música e de ajudar pessoas com meu conhecimento.

Website: http://metapossivel.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *