Você está em: HomeBlog > Dicas Para Vídeos >

Criar Vídeos Animados? Aprenda Em 7 Passos A Criar Vídeos Perfeitos #9

Quer Aprender Passo a Passo, Como Criar Um Negócio Online Do Zero e FATURAR Trabalhando da Sua Casa?

Os 7 passos necessário para criar vídeos animados perfeitos de forma muito fácil.

Já, já vou ensinar a criar vídeos animados, mas antes entenda um pouco sobre a potência que pode ter um vídeo…

Hoje são mais de 2 bilhões de visualizações de vídeos diariamente no Youtube, hoje o segundo maior buscador da internet, isso nos mostra o grande potencial dos vídeos e o que eles podem alcançar todos os dias.

Em média 60% das pessoas que veem um vídeo tomam uma decisão, seja ela de compra, de acessar um blog ou outra qualquer CTA que o produtor colocar no vídeo.

As pessoas lembram muito mais do que assistem do que o que leem, isso é fato!

As pessoas não tem tanto tempo pra ler um Artigo de 2 mil palavras, por exemplo, que pode se transformar facilmente em um vídeo de 3 minutos.

O potencial dos vídeo é incrível e ainda mais se for um vídeo interativo, como uma animação que chamamos os vídeos animados.

É sobre eles que vamos falar neste artigo, Como Criar Vídeos Animados ou criar vídeos online de animação!

Qual Ferramenta eu uso para criar vídeo animados?

Para saber fazer vídeos online animados basta ter um pouco de paciência e dedicação, pois temos muitas ferramentas boas na internet que fazem criação de animações em vídeos muito boas.

Um exemplo de uma ferramenta incrível e que faz este serviço muito bem é o Powtoon, um site que disponibiliza este serviço de forma Paga e Grátis.

Vamos fazer o uso da forma grátis, pois, dá pra fazer muitas criações de vídeos animados e a qualidade fica muito boa, além de ser muito fácil de usar, com um layout bem agradável e roda muito bem.

O Powtoon é totalmente online, ou seja, é necessário ter uma conexão com a internet para usar esta ferramenta de criação de vídeos animados.

O Powtoon também serve para criar vídeos não só de conteúdo mas também:

> Vídeo animação para casamento;

> Vídeo animação motivacional;

> Vídeo animação para vinhetas;

> Vídeo animação de fotos;

> Dentre outras possibilidades;

> Vídeos de Marketing e Vendas (Muito usado por empreendedores digitais na divulgação de seus trabalhos e blogs).

Então abaixo vou disponibilizar Os 7 passos que eu uso para criar um vídeo com animação através do Powtoon.

Espero que gostem.

Os 7 Passos A Criar Vídeos Animados Perfeitos Com O Powtoon!

PASSO 1:  SE INSCREVER NA FERRAMENTA

Este passo é bem simples, Para Criar sua conta basta ir ao site http://powtoon.com e colocar os seus dados no formulário de inscrição e concluir;

Se preferir pode conectar usando sua conta de rede social!

🙂 OBS.: Anote sua senha pois você vai precisa dela para logar posteriormente.

PASSO 2: CONHECER A FERRAMENTA

Neste passo você deve explorar bem o site.

> Conhecer o layout;

> Descobrir as opções de cartoons;

> Transições;

> Testar os modelos prontos;

> Criar uns exemplos para treinar.

A partir daí você vai aprendendo como criar vídeos de uma forma mais tranquila.

Gaste um bom tempo aqui, até porque é necessário dominar a ferramenta pelo menos basicamente para começar a criar os vídeos de animação.

🙂 PS.: Se você tiver dificuldade em aprender sobre as ferramentas do Powtoon veja este vídeo que preparei especialmente para você!

PASSO 3: CRIAR SEU SCRIPT DE NARRAÇÃO MATADOR

Nessa parte começa a criação, você primeiro tem que saber exatamente sobre o que o seu vídeo vai mostrar.

Um exemplo bem fácil para entender:

Se vou falar sobre emagrecimento, devo conhecer um pouco a respeito disso e pesquisar para colocar informações válidas, porque temos que oferecer um ótimo conteúdo.

Para se criar um script corretamente é necessário observar 3 passos que são um padrão:

🙂 Eu indico fortemente ver este vídeo sobre criação de conteúdo de alta qualidade!

1 – Prenda a atenção da pessoa;

Serve como uma chamada à dor da pessoa ou necessidade, onde você expõe a necessidade dela e diz que vai resolvê-la, então a pessoa vai ficar bem interessada em assistir todo restante do vídeo.

Esta parte é bem pequena então não pode passar de 10% do tempo do vídeo. Agora se o vídeo for muito grande, esta porcentagem não corresponde.

2 – Desenvolva o conteúdo – resolva o problema;

Aqui você deve desenvolver o conteúdo de forma a resolver a dor da pessoa ou pelo menos mostrar dados a respeito desta dor e indicar algo (curso, vídeo, artigo, pessoa….) que possa resolver de verdade este problema.

Esta é a maior parte do vídeo, deve distribuir 80% do tempo do vídeo para esta parte.

3 – CTA -Dê uma direção

Esta é a última parte do vídeo e talvez a mais importante.

Quando você cria um vídeo, você tem que direcionar a pessoa à alguma coisa, com por exemplo, comprar um produto, ir ao site/blog, ver outro vídeo e etc. Ou seja, você manda a pessoa fazer algo.

Uns exemplo bem legal disso é:

Clique abaixo para saber mais;

Para comprar, clique no link que vai aparecer no vídeo;

Clique e conheça o site….

É extremamente importante não cortar esta parte, pois, se você não fizer, vai perder todo o trabalho.

Esta parte também não é grande e envolver 15% do vídeo.

🙂 Dica especial. Seja muito específico aqui porque você já preparou a pessoa, agora, basta mandar que ela vai fazer, seja direto.

Veja abaixo um vídeo que eu mesmo criei onde contém exatamente o que estou falando acima!

🙂 Este é o vídeo que fiz através do Powtoon e se você quiser conhecer esta série de 3 vídeos onde eu ensino a criar vídeos animados em 3 passos basta clicar aqui!

PASSO 4: GRAVAR O ÁUDIO DO SCRIPT

Para gravar o áudio eu indico um programa grátis e bem fácil de utilizar, o Audacity, se quiser baixá-lo basta clicar no nome.

PS.: Para te ajudar na instalação e criei este vídeo, veja!

Na hora de gravar, preste bem atenção na pontuação do seu Script, pois, se fizer uma leitura errada, poderá comprometer o sentido do vídeo.

Leia de forma suave e bem calma, se errar, pare uns 3 segundo e depois continue (se for no meio do parágrafo é bom lê-lo completamente para não perder a entoada).

Depois poderá cortar as partes de erro e silêncio no Audacity.

Se tiver dificuldade em usar o Audacity eu tenho uma vídeo aula onde mostro um pouco como usá-lo se quiser vê-lo pode clicar aqui!

Após terminar de gravar, cortar os erros e aumentar um pouco o volume para ficar padrão, é hora de exportar seu áudio. Um detalhe importante a ser considerado é que o Powtoon só aceita áudio em .MP3, então certifique-se de exportar nesse formato.

PASSO 5: MÃO NA MASSA, VAMOS CRIAR O VÍDEO

Para esta parte, é crucial você ouvir bem sua narração gravada, pois, as passagens vão depender do sentido de cada parágrafo.

Primeiro deve-se importar o áudio gravado (seu script), e depois escolher entre as opções de músicas free, uma que se adeque bem ao seu vídeo.

Obs. Não deixe o áudio de sua narração mais baixo que o áudio da música, pois perderá qualidade do conteúdo e as pessoas podem não entender o que você está dizendo no vídeo.

Após isso, não esqueça de nomear seu vídeo na parte superior central, e depois salve seu projeto.

Então você deverá escolher o layout. Eu geralmente escolho em branco, pois não gosto muito dos layouts que são disponibilizados.

A partir daí temos que escolher o fundo. Existe várias opções, fundo como de um papel amassado, fundo sólido neutro ou colorido, papel de caderno e etc. Eu prefiro cor sólida, dependendo do assunto eu escolho uma cor que vá destacar bem.

Agora, ouça bem a narração para determinar o tempo do seu primeiro slide.

Então, basta ir arrastando os cartoons conforme o sentido do que você vai falando no áudio.

É meio complicado explicar esta parte, mas pense o seguinte, se na frase você fala: Precisa de mais tempo para sua vida? Então eu colocaria uma imagem de um relógio + um cartoon de um homem com expressão de insatisfeito.

Entende? A partir daí, colocava o tempo de entrada e saída e o efeito. Pronto.

Segue esta linha até o final do seu vídeo.

Uma dica importante é você jamais colocar muitos cartoons em um curto espaço de tempo. É necessário ser dinâmico, porém moderado, porque se não, vai ficar muito emboladas as imagens fazendo o usuário se perder nas informações.

A animação, serve para representar o que você está falando. Então, as vezes, um parágrafo inteiro deve-se colocar uma só imagem para representar. Deve haver um bom senso.

Cuidado com o tempo dos slides que não podem passar de 20 segundos e não deixar espaço vago entre slides.

Se preferir, pode inserir transições para deixar mais animado o seu vídeo.

Não se preocupe, no início parece complicado mas com a prática tudo vai se tornando muito simples…

Se você tem interesse em aprender a como fazer videos no pc, eu vou deixar um link aqui para um vídeo que fiz ensinando a capturar a tela do computador!

PASSO 6: EXPORTAÇÃO E DOWNLOAD DO VÍDEO ANIMADO

Exportação

Após seu vídeo completamente criado, você deverá exportá-lo para o Youtube. Este é uma etapa bem simples assim como o Powtoon em si.

Ao clicar em exportar, teremos algumas opções de tamanhos e qualidade do vídeo, porém, como estamos usando a conta grátis estas opções se resumem em duas, exportar para o Wistia ou Para o Youtube.

Temos muito mais afeição ao Youtube e é bem provável que você já tenha uma conta lá, então vamos de Youtube mesmo.

Depois, logue na sua conta e escolha seu canal e, como só podemos exportar em SD (640×360) vamos exportar, não esquecendo de preencher o título e a categoria que pode ser qualquer uma porque posteriormente vamos deletar este vídeo.

🙂 PS.: Se estiver achando complicado o processo, eu  te explico melhor em uma série de 3 vídeos que criei para ajudar as pessoas a criar seus vídeos animados através do Powtoon, basta se inscrever aqui

Um detalhe importante, escolha na parte inferior a opção de publicação como “não listado”, pois, ainda não queremos que nossos usuários vejam o vídeo, porque temos que fazer algumas alterações nele.

Demora alguns minutos e quando tudo está completado você recebe um e-mail confirmando que seu vídeo já está pronto no Youtube.

Baixando o Vídeo de Animação

Para completar este passo 6, será necessário fazer o download do nosso vídeo animado do Youtube para nosso computador. Vamos usar um site bem bacana para isso o http://keepvid.com/ ele faz download de vídeos da internet muito bem.

Insira sua URL (endereço do seu vídeo) no campo e clique em download do lado direito. (não clique em mais nada ao redor deste campo pois são propagandas).

Escolha a opção 640×360 .MP4 porque é a opção com melhor qualidade que teremos.

Agora basta aguardar o download.

Para diminuir o tempo desta execução, eu tenho uma dica especial, mas só posso passar para meus leitores vip, então se quiser se tornar um e ter acesso a 3 vídeos especiais onde eu ensino isso, clique neste!

PASSO 7: EDIÇÃO E UPLOAD PARA INTERNET

 

A Edição

Vamos editar nosso vídeo animado e deixá-lo prontinho para distribuir na internet publicamente.

Para editar eu uso o Camtasia Studio, um ótimo programa para fazer edições de vídeos para internet pois é muito fácil de usar e bem prático.

PS.: O Camtasia é um programa pago, outra sugestão para editar o seu vídeo sem comprar programa nenhum é baixar o Activepresenter que é gratuito e a forma de trabalhar é bem parecida com a do Camtasia.

O que eu faço é colocar minha logo em cima da logo do Powtoon, corto no final um pedaço que o Powtoon coloca fazendo menção que foi criado lá, insiro minha intro e pronto.

Depois basta exportar para que possa ser renderizado, eu escolho a opção de saída 480p que é o tamanho exato do meu vídeo.

Em alguns casos eu sobreponho um novo áudio com o mesmo script só que com uma qualidade melhorada e mais trabalhada, com o formato .WAV. Mas não é necessário.

Upload do vídeo

Infelizmente é necessário reenviar o vídeo animado que criamos e baixamos anteriormente, porém agora realmente pronto, sem logo do Powtoon e sem o finalzinho do Powtoon também.

Temos que enviá-lo para que o maior número de pessoas possam visualizá-lo. Uma coisa de extrema importância é a questão do como as pessoas vão encontrar meu video. Eu também vou te ajudar aqui.

Isso fica por conta do SEO de Vídeos que vou mostrar agora como se faz.

1 – Pesquise através da ferramenta de palavras chave uma palavra que represente bem o que você diz no vídeo e que muitas pessoas estejam procurando;

2 – Insira esta palavra-chave no nome do arquivo do vídeo que está agora no seu computador;

3 – Então faça o upload para seu canal do Youtube;

4 – Coloque a palavra chave no Título do seu vídeo de forma contextual e natural. (faça um título bem chamativo e curioso);

5 – Distribua sua palavra-chave 3 vezes na descrição do seu vídeo, mas de forma contextual e que faça sentido para quem estiver lendo. (Não é interessante só repetir a palavra chave, pois o Google não gosta e não ranqueia seu vídeo legal se fizer esta prática);

6 – Coloque um comentário com a palavra chave também;

7 – Copie o link do seu vídeo que fica na esquerda, abaixo do seu vídeo e cole na descrição;

8 – Pegue as palavras-chave semelhantes e coloque nas tags, logo abaixo da descrição;

9 – Crie uma Thumbnail (Miniatura Personalizada) bem chamativa e renomeie ela no seu computador com a palavra-chave e depois suba clicando no menu “Miniatura Personalizada” abaixo das tags.

10 – Depois de processar seu vídeo você deverá compartilhar nas redes sociais para ter um maior alcance de visualizações.

RESUMO DO POST

Vimos neste artigo dos 7 passos pra criar um vídeo animado através do Powtoon que se resumem em:

PASSO 1:  SE INSCREVER NA FERRAMENTA – POWTOON

PASSO 2: CONHECER A FERRAMENTA – POWTOON

PASSO 3: CRIAR SEU SCRIPT DE NARRAÇÃO MATADOR

PASSO 4: GRAVAR O ÁUDIO DO SCRIPT

PASSO 5: MÃO NA MASSO – VAMOS CRIAR O VÍDEO

PASSO 6: EXPORTAÇÃO E DOWNLOAD DO VÍDEO ANIMADO

PASSO 7: EDIÇÃO E UPLOAD PARA INTERNET

FINALIZAÇÃO – LEIA É IMPORTANTE

Pessoal, se você quer aprender mais sobre como usar o Powtoon, Eu criei uma série com 3 vídeos exclusivo ensinando na prática como como fazer vídeos animados em 3 passos simples, para se inscrever clique no botão abaixo e insira seu e-mail e confirme para que eu possa te enviar os vídeos por e-mail.

Eu Quero Me Inscrever e Receber a Série de 3 Vídeos!

 

Espero que tenha gostado do artigo que fiz com muito carinho ensinando os 7 passos que eu uso para criar vídeos animados de forma prática e muito fácil.

Um forte abraço e você pode me dizer o que achou comentando logo abaixo.

Tchal.

Mais Posts Que Podem Te Ajudar...

Comentários de Leitores

  1. Responder

    Parabéns pelo artigo Mesaque, está tudo muito bem explicado, show de bola

      • Mesaque Mota
      • 10 de outubro de 2015
      Responder

      Muito obrigado aprendi com o um ótimo professor!!!!

  2. Responder

    Parabéns pelo artigo Mesaque, está tudo muito bem explicado, show de bola

      • Mesaque Mota
      • 10 de outubro de 2015
      Responder

      Muito obrigado aprendi com o um ótimo professor!!!!

Deixe Seu Recado Pra Mim, Será Um Prazer...

sobre mim

autor do blog - Mesaque

Me chamo Mesaque Mota, sou de uma família muito simples porém com princípios invioláveis. Sou empreendedor digital desde o final de 2013 onde tive muitos problemas e dificuldades para conseguir me estabelecer como referência no… Hoje posso dizer que meus sonhos estão cada vez mais perto de serem realizados…saiba mais

quer aprender sobre vídeos?

banner ebook 8 erros de videos

Vídeos Acima da Média

banner curso expert em camtasia 2.0