Como Fazer Um Blog Grátis Passo A Passo em WordPress, Pt 2

como fazer um blog gratis e personalizado passo a passo - inicio2Vamos dar continuidade ao nosso artigo onde ensino como criar um blog passo a passo personalizado e gratuito.

Vimos no artigo anterior…

Passo 1 – Algumas perguntas necessárias;

Passo 2 – Contratar Domínio e Hospedagem;

Passo 3 – Instalar a Plataforma WordPress;

🙂 É fundamental que se você não leu o artigo anterior indico que volte e leia, para que não perca o passo a passo. Para acessá-lo basta clicar aqui.

Agora vamos continuar no passo 4!

PASSO 4 – Instalar o Tema (Template)

Temas Para WordPress - inicioO tema ou template como alguns costumam chamar é a cara do blog ou a disposição das partes que compõem seu blog, como Sidebars, Footer, Header e Content.

O tema também é responsável por deixar o seu blog rápido ou devagar dependendo da programação e da qualidade em que foi feito.

Outras funções dos temas é o design, tudo que se refere as cores, fontes usadas, tamanhos das partes, forma em que se desdobra um menu, tudo que se refere a aparência fica de responsabilidade dos temas.

Outra função importante dos temas é a disposição do conteúdo, largura dedicada ao conteúdo, espaçamentos de linhas, tipo de titulação (H1, H2, H3…). Também a disposição resumida que se apresenta na página inicial do blog. Esta parte é bem peculiar de cada tema.

A questão das redes sociais ou a forma que se apresenta os botões de compartilhamento também é de responsabilidade dos temas, é claro que tem plug-ins que faz isso, mas quanto mais completo o tema melhor.

Existem milhões, me atrevo dizer, até bilhões de temas disponíveis entre ele existem os Grátis que chamamos de Free e os Pagos que chamamos de Premium.

Mas qual a diferença?

Temas Free

Os templates free (grátis) são limitados, mas isto não significa que não são bons ou que não possam ser usados, isso vai depender do seu projeto.

Eu, por exemplo, nos meus blogs de nicho (blogs com conteúdo hiper segmentado) eu uso somente template grátis e nunca tive problemas, funcionam muito bem, é claro que deve ser feito um trabalho de garimpagem para achar um que se adeque a sua necessidade.

Eu digo que um template free bom deve ter algumas funcionalidades básicas:

  • Compartilhamento Social;
  • Menu fixo e desdobrável;
  • Header personalizável;
  • Footer Personalizável;
  • Espaço para conteúdo com um tamanho mínimo de 720 pixels;
  • Seja responsivo (obrigatório);
  • Bonito e agradável;
  • A Tipografia deve ser de boa leitura;

Temas Premium

Já em contrapartida, no meu blog padrão (o MetaPossivel.com) eu uso um template premium pelo fato de precisar de mais recursos como segurança uma aparência personalizável e também a questão da velocidade.

Um template premium é mais robusto e mais eficaz no propósito e passa muita credibilidade e aparência profissional.

🙂 Eu fiz um artigo onde eu indico 3 templates premium que são muito bons e funcionam perfeitamente, para ver clique em Temas Para WordPress.

Os temas pagos tem muitas opções que jamais terá em temas grátis como:

  • A inserção de código de mensuração como o do Google Analitics;
  • Captura de E-mails;
  • Widgets flutuantes;
  • Personalização completa de toda a aparência e muito mais.

Eu costumo dizer que se seu projeto (Blog) for algo muito sério e que você quer deixa-lo profissional então você DEVE adquirir um tema premium.

PS. Existe peculiaridades quanto a qual tema devo escolher, por exemplo, se eu trabalho como afilado de produtos digitais então devo optar por um tema que tenha captura de e-mails, é fundamental.

Vamos a instalação do nosso tema

Existe 3 Opções de instalação do tema que você escolheu para seu blog, por meio de FTP (com programa auxiliar como FileZilla), pelo próprio WordPress (somente temas free) e por Upload (também através do WordPress mas você deve ter o arquivo em seu computador).

Vamos ignorar a forma por FTP, pelo fato de ser mais avançada, vamos ver as outras duas formas.

Interface Wordprress – Já na administração do seu blog, clique no menu “Aparência > Temas”, aqui vai mostrar todos os temas que você já tem instalado no seu WordPress, agora você precisa escolher um para usar.

A imagem abaixo ilustra:

como fazer um blog grátis e fácil

Note que eu tenho 2 temas premium no blog metapossivel e na direita tem a opção de adicionar mais temas assim como na parte superior circulada.

Todos os temas que você tem instalados ficam nesta área.

Clique em “Adicionar Novo” então você vai para área de busca por temas free.

como fazer um blog grátis

Assim que ficou a tela (ela muda todos os dias pois tema são adicionados diariamente) e eu circulei alguns fatores importantes.

Acima na esquerda fica os filtros onde você pode criar um filtro como cor, tamanho, personalização, layout e etc.

Na direita fica a busca por nome dos temas, você pode digitar se souber o nome ou algo relacionado e escolher entre os resultados.

Logo abaixo circulei o nome do tema.

Para instalar basta passar o mouse por cima do tema que aparece as opções, “Instalar ou Visualizar”. Se quiser como vai ficar clique em “Visualizar” que ele mostra um preview ou se já tiver certeza clique em “Instalar”.

Após clicar em instalar, ele instalar e mostra uma tela com as opções de “Ativar ou Ver ao vivo” porque estar instalado não significa que está sendo usado ainda, para isto você de clicar em “Ativar”.

Pronto agora seu tema está instalado e ativado e em pleno funcionamento o que você deve fazer agora é Personalizá-lo conforme seu gosto, para isso basta ir em “Menu > Aparência > Opções do Tema (alguns usam personalizar)”.

Interface WordPress Por Upload – Aqui se refere a instalação de temas Premium ou algum tema que você tenha mandado fazer ou disponível em algum site para download.

Atenção só é aceito o tema que esteja comprimido no tipo de arquivo “.Zip”!

Basta seguir o caminho, “Menu > Aparência > Temas > Adicionar Novo > Fazer Upload do Tema (fica no começo bem em cima)” Então uma caixa vai se aparecer para você inserir o diretório (local onde está o arquivo do tema) para fazer o Upload. Depois de feito o upload basta clicar em “Instalar” e depois “Ativar” como mostrei acima na primeira instalação.

É bem simples a instalação e depois basta personalizar seu tema ao seu gosto e para obter o melhor desempenho.

PASSO 5 – Instalar Plugins Essenciais

como fazer um blog grátis passo a passo - plugins essenciaisNão tem muita conversa aqui, o que falta no seu tema ou se você quer alguma função específica, os plug-ins fazem.

Mostro no vídeo abaixo 2 formas de como instalar plugins .

Geralmente os plug-ins grátis são melhores do que os temas grátis, pois exercem muito bem suas funções.

Vou listar uma sequência de plug-ins que não podem faltar em um blog.

Jetpack for WordPress.com – É um pacote com dezenas de funcionalidades inclusive se usar este pacote muitos outros plug-ins serão desnecessários.

Para baixar ou conhecer clique aqui!

Yoast SEO – Para as recomendações de SEO, ou seja, vai te ajudar a deixar seu conteúdo achável pela Busca do Google (este é fantástico).

Para baixar ou conhecer clique aqui!

Veja um vídeo onde ensino a instalar:

TinyMCE Advanced – Para deixar sua formatação de texto avançada com muito mais ferramentas e opções para seu texto.

Para baixar ou conhecer clique aqui!

Contact Form 7 – Cria um formulário simples porém bem funcional e objetivo para leitores entrarem em contato com você.

Para baixar ou conhecer clique aqui!

Social Media Widget – Insere na sua Sidebar um widget com ícones bem dinâmicos e bonitos das redes sociais para que você divulgue suas páginas sociais.

Para baixar ou conhecer clique aqui!

Digg Digg – Um compartilhador de conteúdo para redes sociais, fica flutuando enquanto o leitor consome o conteúdo facilitando que seja compartilhado a qualquer momento.

Para baixar ou conhecer clique aqui!

WordPress Related Posts – No final do conteúdo aparece as thumbnails dos artigos relacionados ao mesmo assunto, isso faz com que aumente muito o engajamento e o tempo de permanência dele no seu blog.

Para baixar ou conhecer clique aqui!

Q2W3 Fixed Widget – Fixa um widget que você escolher, quando o leitor desce rola pela página o widget fica fixo e sempre a mostra. É excelente para deixar algo que tenha muita importância sempre em evidência.

Para baixar ou conhecer clique aqui!

WP Super Cache – Melhorar a performance do seu blog fazendo ele ficar mais rápido para seus leitores.

Para baixar ou conhecer clique aqui!

Special Recent Posts – Cria na sua widget os posts mais recentes para que o leitor fique ciente dos novos conteúdos.

Para baixar ou conhecer clique aqui!

Pretty Link Lite – Camufla links feios e/ou grandes e deixa-os com o seu domínio ao invés do domínio de destino, além de mensurar cliques. Perfeito para Afiliados.

Para baixar ou conhecer clique aqui!

Wordfence Security – Segurança é tudo, este plugin faz isto muito bem e você fica de cara com tantos ataques ao seu blog que ele bloqueia.

Para baixar ou conhecer clique aqui!

Existem muitos outros plug-ins bons e que eu uso e recomendo só que para iniciar um blog estes são os essenciais que sempre uso.

Para baixar ou conhecer clique aqui!

Depois basta configurar todos os plug-ins à sua necessidade.

Agora já temos nossos plug-ins essenciais instalados vamos para o conteúdo.

PASSO 6 – Inserir conteúdo de qualidade

Como Criar Um Negócio Na Internet Rentável - InicioVocê já deve ter ouvido esta frase:

“Conteúdo é Rei!”

Ela não está errada, pois de nada vale ter o melhorar servidor, o mais belo e funcional tema premium e plug-ins que fazer “milagres” se você escreve um conteúdo de baixo valor e que não ajuda em nada.

Então é preciso ter plena ciência do que vai escrever para não errar aqui até porque um visitante que não gosta do seu conteúdo ele não volta mais e ainda faz propaganda negativa para outros.

🙂 Se você não tem habilidade de escrever bem ou não sabe como fazer artigos para blogs que realmente deixem seus leitores de boca caída, então clique aqui que eu tenho uma dica especial para você!

O conteúdo do seu blog também pode ser escrito por terceiros, profissionais que vivem disso e escrevem com muita qualidade sobre qualquer assunto, são os freelancers.

Eles cobram entre 4 e 20 reais para escrever um texto que varia de 500 a 2000 palavras, se você não tem tempo para escrever ou não quer pôr a mão na massa esta é uma ótima dica.

Vou deixar um contato de um que eu confio abaixo:

[email protected]

Ele já escreveu alguns textos quando precisei, foi rápido e o conteúdo ficou excelente.

O importante do conteúdo não seja ruim e também que não falte no seu blog, esteja sempre alimentando ele com ótimos conteúdos para que haja um bom engajamento de seus leitores e para que não falte conteúdo para os interessados.

🙂 Uma dica, coloque no seu blog somente conteúdo de valor e que seja do seu nicho de atuação para não haver conflito de informação e não confundir seu leitor.

PASSO 7 – Divulgar seu blog corretamente

Tráfego o que estão dizendoÉ super necessário que você faça a divulgação do seu blog porque não adianta escrever só pra você, então outros devem saber que seu blog existe.

Agora o que você não deve fazer nunca é o conhecido SPAM. O spam pode acabar com o seu sonho de ter um blog de sucesso fazendo ele ser um fracasso antes mesmo de começar a crescer.

O Google e todos os outros motores de buscas penalizam blogueiros que usam esta prática indevida.

Vamos ver mais um pouco a fundo.

O Que é SPAM?

Segundo o Wikipedia SPAM é:

O termo spam pode significar Sending and Posting Advertisement in Mass, ou “enviar e postar publicidade em massa”, ou também: Stupid Pointless Annoying Messages que significa mensagem rídicula, sem propósito, e irritante.”

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Spam

Ou seja, pela própria definição já se entende o porquê né?

Mais na prática é quando alguém pega seu link do blog ou de qualquer outro canal de informação e sai colando em comentários de outros blogs sem ao menos ter lido o conteúdo deles.

Pra mim é uma falta de respeito, pois você passa horas escrevendo um bom conteúdo para que sua audiência fique satisfeita e então um “Spamseiro” vem, nem ler seu conteúdo e já coloca divulgação do blog dele querendo pegar carona com o seu público.

Isto é como pescar em aquário alheio!

Então jamais faça isto do contrário será penalizado pelo Google e todo seu trabalho estará perdido.

Como divulgar?

Para fazer uma boa divulgação veja abaixo um vídeo que gravei especialmente para sete assunto.

CONCLUSÃO

Bom, acho que agora você está com toda a informação necessária para criar um blog de sucesso passo a passo e personalizado sem problemas.

Eu espero que tenha gostado pois foi um conteúdo bem denso onde eu dei meu melhor para te passar tudo que sei sore criação de blogs.

Se você gostou pode deixar seu comentário logo abaixo e se gostou muito mesmo então clique aqui e baixe um E-book que escrevi onde eu mostro Os 10 Erros que geralmente cometemos quando criamos um negócio online, como um blog por exemplo.

🙂 Download do Ebook Os 10 Piores Erros Cometidos Por Iniciantes do Marketing Digital!

Um forte abraço e até a próxima.

.

.

.

E-book Erros De Iniciantes + Dicas Para Criar Seu Negócio 100% Online?

Mesaque Mota

Empreendedor digital, comunicador, com vários projetos na internet, ultimamente está trabalhando na criação de vídeos para youtube e artigos para seus blogs. Gosto muito de fotografia, música e de ajudar pessoas com meu conhecimento.

Website: http://metapossivel.com.br

2 Comentários

  1. cara eu preciso da tua ajuda nao consigo vincular meu blog ao meu canal do youtuber mi ajuda

    • Olá amigo, qual é o problemas de fato, se puder explicar melhor o foco da dificuldade…
      arbraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *