Como Otimizar Meu Site Para O Google Através De Técnicas De SEO

Como Otimizar Meu Site Para O Google - Inicio seoTodos Empreendedor Digital ou quem tem site pessoal tem um objetivo em comum: ter o máximo de pessoas visitando e consumindo o seu conteúdo. Mas, quem trabalha online, sabe da dificuldade que é fazer pessoas encontrarem nosso site então surge a questão: como otimizar meu site para o Google? Porque, se está na primeira página do Google então é visto.

Mas Você Sabe O Que É Ou Como Fazer Otimização De Sites?

Como você pode perceber eu falei mais acima sobre estar na primeira página do Google, mas para isso ser realidade é necessário entender e saber implementar técnicas que vão otimizar nosso blog e deixa-lo nas primeiras colocações em buscas.

Damos o nome destas técnicas de otimização para motores de buscas de SEO (Searching Optimation Engine), vamos explorar algumas destas técnicas para fazer com que seu blog ou site fique nas primeiras colocações.

O SEO é tão importante que sem ele é impossível que seu site sobreviva, pois pense na frase abaixo…

“Sem público não há show!”

Esta frase é muito verdadeira pois do que adianta ter o conteúdo que ensine como curar a AIDES ou o Câncer se ninguém sabe que existe?

Pois é necessário ter um ótimo conteúdo porém temos que saber mais sobre otimização de sites para que ele seja encontrado facilmente por quem procurar.

Ok, eu sei que é importante otimizar meu site não só para ter uma boa leitura (qualidade de conteúdo) mas também devo usar de artifícios ou técnicas que faça com que meu conteúdo seja encontrado pelos motores de buscas, mas eu não sei tais técnicas, então fica a pergunta Como Otimizar Meu Site Para O Google ou Motores de Buscas?

É exatamente isto que eu vou te ensinar neste artigo, técnicas de SEO para deixar seu site otimizado e preparado para os motores de buscas como Google, Bing e Yahoo.

🙂 NO FINAL deste conteúdo tem uma dica que você não pode perder, então leia tudo e aproveite!

Gora chega de explicações, vamos ao que interessa.

🙂 PS. Se por acaso você chegou a este artigo e não sabe do que estou falando eu indico você ler 2 super artigos onde ensino Como Fazer Um Blog Grátis E Personalizado Passo A Passo em WordPress, está bem completo.

Como Otimizar Meu Site Para O Google passo a passo

Como Otimizar um Site Para Os motores de busca - passosTécnicas que eu julgo importante para que um blog ou site fique bem posicionado e bem otimizado.

PS. Uma coisa a se lembrar é que o Google (vou focar neste) dá sempre muita prioridade a usabilidade ou experiência que o usuário vai ter no seu site, então devo informar que exageros são inviáveis em qualquer sentido.

Basicamente existe 2 técnicas para se otimizar um site com SEO denominamos como, SEO On Page e SEO Of Page.

Passo 1 – SEO On Page

Nada mais é do que tudo o que você faz dentro do seu site para que ele seja encontrado e ranqueado, digamos assim.

Aí entra uma série de fatores que são de extrema importância para que esta otimização seja efetiva, como palavra-chave, conteúdo escaneável, quantidade de palavras, navegação, mídias diversas, social, dentre muitas outras.

Vou citar algumas para você colocar em prática:

  • Conteúdo.
  1. Use sempre um conteúdo que seja fácil de ser lido, com parágrafos pequenos e com uma leitura simples, como este artigo, por exemplo;
  2. Use negrito em palavras destaque para melhorar o foco da leitura.
  3. Faça textos longos com no mínimo 1400 palavras;
  4. Faça um ótimo conteúdo a ponto de fazer o leito permanecer por mais tempo lendo seu texto e até compartilhar nas redes sociais;
  5. Use CTA para direcionar seu leitor a comentar sobre seu conteúdo;
  • Palavra-chave.
  1. Use a palavra-chave no título dos posts;
  2. Use a palavra-chave na URL das páginas;
  3. Use a palavra-chave no texto (cuidado para não forçar, use de forma semântica ou seja contextual);
  4. Use metadescripion (descrição resumida no qual o motor de busca vai ler) otimizada com palavra-chave e curiosa;
  5. Use palavra-chave na tag-alt das imagens;
  • Design e Usabilidade
  1. Use navegação bem otimizada com links no contexto para outros artigos do seu blog, que complementem o que está dizendo;
  2. Sempre coloque links no final do texto para outros artigos que seja relacionado ao contexto (veja no final deste artigo tem 4 posts relacionados, téncnica sempre fiel no meu blog) Para isso eu uso um plugin bem legal, para ver o vídeo clique aqui;
  3. Seu site precisa ser limpo e bonito, muitos ignoram isso mas é essencial, pois se eu vejo um site todo sujo de banners, coisas piscando e um template feio com cores que não combinam, eu simplesmente saio e não volto mais (se quiser ver uma ótima dica de template que pode melhorar o visual do seu site, clique aqui.);
  4. Seu site precisa estar pronto em pelo menos 5 segundos, passado isso e ele não tiver aberto por completo, o usuário se irrita e sai correndo (se quiser eu gravei um vídeo onde mostro como saber a velocidade do seu site);

Para uma otimização bem aprofundada indico que instale o plugin YOAST SEO para que tenha o controle da otimização.

🙂 Eu ensino como instalar este plugin neste vídeo do Youtube!

Com seu blog otimizado internamente fica mais fácil para o usuário e para o Google perceber seu blog como diferenciado e apropriado.

Agora vamos conhecer o que devemos fazer fora do nosso blog pra ter nosso site mais otimizado para o Google.

cotimização de sites e blogs com técnicas de seo - cursos

Passo 2 – SEO Of Page

Ao contrário do Seo On Page, aqui trata-se de toda técnica usada de forma externa ou seja o que você faz fora do seu blog ou site para que o Google entenda que seu site está otimizado.

Entra principalmente o fato conhecido como link building, mas não é só isso entra fatores como prova social e qualidade do seu conteúdo no sentido de como ele é visto por terceiros.

Vamos ver algumas…

Link building – É a técnica de conseguir back links ou seja fazer com que outros blogs ou sites referencie o seu. Isso faz com que o blog que está te referenciando passe a credibilidade que ele tem para o seu.

Com isso o Google percebe o quanto o seu site é bom e importante para o usuário e acaba pontuar melhor e deixar mais visível nas buscas.

Como fazer Link Building de Forma correta?

Vou passar algumas dicas mas para ter uma informação mais precisa e completa você pode ver este artigo onde mostrei os 7 erros de link building que trazem prejuízo ao seu site, vale muito a pena ler.

  • Não pense em somente quantidade

Apesar de ter sua força, pense na qualidade dos back links, por exemplo, se tem 2 site que aceitam linkar para seu site, você deve priorizar o que tem uma qualidade melhor, ou seja, tem mais autoridade.

  • Sites de baixa autoridade

Cuidado com os site que apontam para o seu, as vezes isso pode ser negativo, se é um site que faz SPAM ou tem má reputação, pesquise antes.

  • Dentro do Contexto

Os sites que vão ligar ao seu devem ser do mesmo nicho ou segmento para não haver conflito de informações… Você não acharia interessante um site de carros linkando para um site de gastronomia, não faz sentido e o Google vê tudo isso.

  • Texto Âncora

Não use sempre o mesmo texto âncora – Por exemplo, você quer ranquear um determinado artigo com a palavra-chave “marketing digital” não é interessante ter 1000 links com o mesmo texto “marketing digital” ancorado, diversifique, como “clique aqui, veja mais sobre, ou até mesmo a URL do artigo” daí você não “força a barra” pois para o Google vale a experiência como usuário.

  • Não faça SPAM

Muitos pegam o link do site e sai colocando em comentários de blogs, canais, redes sociais e todo tipo de portal sem ao menos ter consumido o conteúdo, simplesmente copiam e colam, isso é SPAM e o Google simplesmente odeia esta atitude e faz com que seu site perca pontos.

  • Faça Guest Post

Eu acho esta técnica a mais aceitável e o Google vê com bons olhos pois é um conteúdo que você escreve para um outro blog do mesmo nicho e coloca um link apontando paro seu. O bom é que os blogs que aceitam este tipo de conteúdo recebe conteúdo grátis, ou seja é bom pra ele, e ainda indica o seu, é bom pra você.

  • Conteúdo para Download e Viralização

Ebooks e conteúdo para download, você cria e deixa disponível para download em redes sociais e apresenta para outros sites daí ele vão colocar links nos artigos para baixar o conteúdo linkando automaticamente para seu site.

  • Redes sociais

Apesar de serem links No Follow (links que supostamente não são seguidos pelo Google, ou não tem relevância), eles passam credibilidade e engajamento social. Publique em redes sociais e torne viral o conteúdo.

É lógico que isto que mostrei é uma boa parte das técnicas de seo para otimizar sites para motores de buscas como o Google, mas existem n formas que são avançadíssimas e eu precisaria de pelo menos umas 10 páginas para explicar todas.

Passo 3 – Ferramentas SEO Para Sites

Otimização de site técnicas de seo - ferramentas🙂 Para você saber se um site é bom para que você ofereça um conteúdo com o fim de obter um link building eu deixei um vídeo especial no final do artigo, está bem bacana.

Mas para não fazer tanto mistério, eu vou deixar um link especial onde você vai poder analisar os sites de terceiro e ver a força que cada um tem além de saber se os links serão bons pra você ou não.

MOZ – Uma empresa focada em SEO e Marketing onde faz várias análises e avaliações de sites, palavras chaves, link building e muito mais.

Tem uma extensão que você instala no Google Chrome e pode analisar os sites em tempo real.

Ferramenta paga mas tem a utilização free que ajuda bastante, eu uso assim.

Para conhecer clique aqui.

SerpLab – Ferramenta de checagem de posição de palavras-chave e analise de sites, você insere uma URL e depois adiciona palavras-chave e tem o resultado e posição de cada uma.

Eu uso e é excelente para saber se nossos conteúdos estão subindo de colocação ou até de concorrentes.

Para conhecer e começar a usar clique aqui.

Kwfinder – Ferramenta excepcional, com ela você pode analisar até 5 palavras-chave de calda longa de forma gratuita e saber a dificuldade que há em ranquear um conteúdo para ela, a dificuldade varia de 0 a 10, (eu indico criar conteúdos com dificuldade na máximo 4).

Clique aqui para ir ao site

GT-Metrix – Este é uma ferramenta que faz análise da velocidade do seu site e mostra em detalhes tudo o que foi analizado indicando assim onde você precisa melhorar seu blog.

Ferramenta extraordinária. Para acessá-la clique aqui.

Passo 4 – Curso De Otimização De Sites

Eu poderia te oferecer dezenas de cursos que prometem ensinar todas as técnicas de otimização de sites, mas eu vou fazer de outra forma…

Eu vou deixar um vídeo especial abaixo com uma super dica para você aprender tudo sobre SEO em um mini curso gratuito de SEO e otimização de sites, vale muito a pena.

.

🙂 Se tiver curiosidade em saber uma boa indicação de curso que valha a pena adquirir, veja este, é muito bom.

Se você gostou destas dicas de como fazer otimização de sites com técnicas de SEO, deixe seu comentário abaixo, vai ser um prazer te responder.

Um forte abraço e te espero em uma outra oportunidade.

Se você gostou destas dicas de como fazer otimização de sites com técnicas de SEO, deixe seu comentário abaixo, vai ser um prazer te responder.

Um forte abraço e te espero em uma outra oportunidade.

E-book Erros De Iniciantes + Dicas Para Criar Seu Negócio 100% Online?

Mesaque Mota

Empreendedor digital, comunicador, com vários projetos na internet, ultimamente está trabalhando na criação de vídeos para youtube e artigos para seus blogs. Gosto muito de fotografia, música e de ajudar pessoas com meu conhecimento.

Website: http://metapossivel.com.br

10 Comentários

  1. Olá Mesaque, parabéns pelo excelente trabalho. Fico feliz ao ler bons artigos como esse que você escreveu. Um Abraço!

    • Eu agradeço o apreço…

      Realmente a internet está escassa de bons conteúdos e eu tenho me esforçado para manter o padrão ou melhor melhorar a cada dia.

      Abraço.

  2. Ótimo conteúdo! Tava pesquisando essas ferramentas que você passou. tem que suar a camiseta para ficar no topo… MAs bora lá! Valew!

  3. muito legal. voltarei para ler novamente com mais calma !

  4. Obrigado ! Ajudou bastante ! Continue o seu ótimo trab ! To engajado para aprender sobre SEO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *