Como Editar Vídeos Para Internet De Forma Profissional Através Do Camtasia

como editar vídeos com camtasiaVocê gosta de ver um vídeo com uma qualidade ruim ou com o áudio cheio de ruídos que você não consegue nem entender o que está sendo falado? Bom, eu odeio, e, sinceramente, quando vejo um vídeo que está nestas condições eu fecho antes dos 30 segundos iniciais…

E aí que mora o segredo: seu vídeo deve ser bom o suficiente para que nos primeiros 30 segundos consiga prender a atenção do espectador para que seu vídeo tenha tanto, muitos minutos assistido quanto likes e comentários de agradecimento sem contar os compartilhamentos que faz viralizar.

Agora, vem uma pergunta: como fazer para prender a atenção do espectador nestes segundos de ouro?

Através de uma boa edição de vídeos!

Mas eu não sei Como Editar Vídeos o que faço? Não se preocupe pois a resposta está logo abaixo.

Por isso não se distraia e leia até o final pois nos próximos minutos você verá o quanto é importante o que vai aprender aqui!

#PORQUE O CAMTASIA PARA EDITAR VÍDEOS?

Existem vários programas de edição de vídeos, porém eu escolhi o Camtasia porque ele foi feito pensando exatamente nas pessoas que produzem conteúdo para internet e que não tem tempo e nem dinheiro para investir em softwares de edição caríssimos e difíceis de aprender a utilizar.

Além de o Camtasia Studio ser um programa para edição de vídeos super fácil de se aprender ele também conta com alguns recursos que em softwares poderosos não tem.

Vejas alguns benefícios de se usar o Camtasia:

1 – Fácil aprendizado;

2 – Interface limpa e intuitiva;

3 – Captura tela, microfones e Webcam juntos ou separadamente;

4 – Possui efeitos de screen cast incríveis para deixar a vídeo-aula mais interativa e de fácil assimilação;

5 – Faz edição de qualidade como qualquer outro software.

🙂 Veja no vídeo onde falo do porque usar o camtasia para editar vídeos

Existem outros benefícios, mas estes são mais que suficientes para escolhermos o Camtasia como protagonista desta aula para edição de vídeos para internet.

Então finalizando os porquês, vamos começar a aprender a deixar nossos vídeos impecáveis e que prendam a atenção de muitos?

#PASSO 1 – VOCÊ PRECISA GRAVAR O VÍDEO

Você deve ter um vídeo para que possamos iniciar a edição, mas se não tiver pode gravar uma captura da tela através do Camtasia Studio.

Está aí uma grande vantagem pois quando capturamos a tela do computador seja somente ela ou com adicionais como Webcam, na hora de editar o Camtasia entende que são gravações diferentes nos permitindo editar em Tracks independentes cada uma delas.

Incrível não?

Agora se você já tem um vídeo não tem problema pode usá-lo assim mesmo!

#PASSO 2 – IMPORTAR MÍDIAS NECESSÁRIAS

O segundo passo trata-se de trazer para dentro do Camtasia todas as mídias que vão ser usadas, inclusive a captura.

Geralmente adicionamos uma música, imagens, elementos gráficos, efeitos sonoros e tudo que pensamos usar na edição.

Para importar basta, como o Camtasia aberto, clicar em “Import Media” escolher todas elas no seu computador e dar “Ok”.

Todas as mídias vão para uma parte do Camtasia chamada “Clip Bin”.

Agora basta selecionar e arrastar para dentro da “time line” onde ficam disponíveis para edição.

#PASSO 3 – INSERIR INTRO E FINAL

Este passo ele é opcional, porém é de extrema importância para que o espectador perceba o quanto você se esforça para produzir seus vídeos.

Você pode importar uma já pronta, até porque para criar uma “intro” para vídeos será necessário um outro artigo que em breve estarei postando aqui também.

O final é quando deixamos um vídeo no final com um tipo de “Make Off” ou uma teia de vídeos (vários vídeos passados com link para manter o espectador visualizando seus vídeos em loop).

Basta importar assim como a “intro” e as outras mídias.

#PASSO 4 – AJUSTAR/ADICIONAR ÁUDIOS

como editar vídeos com camtasia-audioEu particularmente gravo o áudio em um outro programa a parte chamado Audacity.

Então eu preciso ajustá-lo no Camtasia onde eu sincronizo com o áudio gravado originalmente.

Para isso é bem simples, eu sigo o desenho “Wave” do áudio, e arrastando o áudio externo consigo deixa-lo alinhado. Após isto eu ouço partes e vejo se está correto.

Tudo certo, então excluo o áudio que está com a gravação do vídeo ficando somente o vídeo mais o áudio novo.

Agora é hora de tirar ruídos…

Esta parte onde muitos pecam. Não se já ouviu falar, mas o áudio torna-se até mais importante que o próprio vídeo, necessitando assim de uma preocupação maior.

No Camtasia esta é uma tarefa muito simples, mas o resultado positivo vai depender da sua fonte de gravação, no caso, o microfone.

Se seu microfone for muito ruim ou se tiver muita interferência na sua rede elétrica, o áudio, mesmos com os ajuste aqui mostrados não terá muitos benefícios, até porque software nenhum faz milagre, né!

Para remover o ruído do seu áudio, basta selecionar a “track” com áudio e depois clicar na ferramenta “Audio” do Camtasia que fica logo acima da timeline.

Umas opções vão aparecer..,

Basta clicar em “Enable noise removal” esta opção remove ruídos presentes no vídeo.

OBS-Quanto mais elevar o nível do filtro mais estranha ficará sua voz, então recomendo usar o que vem predefinido.

Existe uma outra opção chamada “Enable Volume Level” que funciona como um nivelador de áudio para cortar picos de áudio onde falamos mais alto e aumentar níveis baixos de áudio.

Sugiro usar no nível baixo ou médio pois como ele aumenta o volume dos sons baixos acaba aumentando o volume dos ruídos.

O que pode ser feito também é adicionar “fade in ou fade out” que são aumento de som de forma gradual no início e rebaixamento do volume no final.

Serve para finalizações de assuntos ou troca de cenas e até início e final do vídeo.

#PASSO 5 – CORTAR PARTES DESNECESSÁRIAS

Aqui é bem simples, com a “agulha” que alguns chamam de cursor onde situamos o local que queremos editar na linha do tempo, selecionamos partes indesejadas e clicamos no ícone em forma de uma tesoura nas opções acima da linha do tempo para recortar.

O Camtasia une as duas partes, antes e depois do corte.

#PASSO 6 – ADICIONAR ELEMENTOS E EFEITOS

como editar vídeos com camtasia-efeitoQuando fazemos alguns cortes, o vídeos fica com mudanças de cenas muito duras ou grotescas, então adicionamos transições que suavizam a mistura.

Para isso, existe uma opção chamada “transições” que podemos escolher entre várias opções, basta clicar e arrastar para a parte que ocorreu o corte.

Um brilho amarelo simula o local que pode ser inserido tal transição.

Outros efeitos são mais profissionais e no final eu vou deixar uma dica para quem quer se tornar um profissional no Camtasia, então veja até o final, ok?

#PASSO 7 – RENDERIZAR COM QUALIDADE

Tudo pronto, chegou a hora de deixar seu projeto renderizado onde o Camtasia pega todos elementos da time line e vai acoplar em um arquivo único que chamamos vídeo final.

Para renderizar, o Camtasia disponibiliza alguns presets bem legais para isso, sugiro que você escolha um que tenha o tamanho do vídeo igual ao que você gravou.

Por exemplo…

Se você fez um vídeo FULL HD (1920×1080) então escolha uma opção de renderização compatível com esta resolução.

ATENÇÃO – Nunca escolha uma resolução maior que a gravada, se quiser escolher menor não tem problema, mas o recomendado é ser igual.

Na imagem abaixo eu mostro uma boa opção em relação ao tamanho versus qualidade.

Depois basta escolher o nome e clicar em “Concluir” para que a renderização inicie.

Esta parte da finalização estressar muito o processador do computador, então para não acarretar em problemas, tome um café, beba uma água ou faça um alongamento, qualquer coisa que não seja no computador, deixe o bichinho trabalhar… kkkk.

Não escolha “Smar Player” pois trata-se de um recurso avançado que eu explico na dica extra logo abaixo.

#DICA EXTRA – QUER TORNAR-SE UM PROFISSIONAL?

Eu tenho um curso gratuito em vídeo onde ensino o porquê que devemos escolher o Camtasia como um aliado na hora de criar nossos vídeos para internet além de mostrar passo a passo como faço para criar e editar meus vídeos.

Veja só este vídeo sobre o software camtasia para editar vídeos..

Para saber mais e acessar enquanto ainda está no ar, clique abaixo, é rápido e gratuito e o conteúdo é excelente!

ΩEu Quero Aprender a Usar o Camtasia Como Aliado

.

.

Pra mim o camtasia studio não perder em nada quando se trata de edição de vídeos para internet! É ótimo para aprender como editar vídeos e produzi-los!

E-book Erros De Iniciantes + Dicas Para Criar Seu Negócio 100% Online?

Mesaque Mota

Empreendedor digital, comunicador, com vários projetos na internet, ultimamente está trabalhando na criação de vídeos para youtube e artigos para seus blogs. Gosto muito de fotografia, música e de ajudar pessoas com meu conhecimento.

Website: http://metapossivel.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *