Como Criar Um eBook Grátis De Sucesso E Profissional Em 5 Passos #31

5 passo para criar um ebook perfeito- como fazer um e-bookIntrodução – Você Sabe O Que É Um E-Book

Antes de saber como criar um ebook grátis de sucesso é necessário saber o que é este negócio de Ebook, vamos ver?

O E-Book é uma abreviação da palavra “Livro Eletrônico” em Português, assim como “E-mail” é para “Correio Eletrônico”, ou seja, é um livro comum só que sua distribuição e armazenamento são feitos de forma eletrônica, daí explica a abreviação “E” antes do “Book” que significa “Livro”

Muitas pessoas tem ficado ricos vendendo este tipo de mídia, porque existem alguns fatores que contribuem muito para isso.

Um e-Book não precisa de um armazenamento como um livro comum, não precisa ser impresso nem tão pouco de pagar frete para que o livro chegue na casa do comprador sem contar que não há necessidade de pagar para uma quantidade de tiragem em uma editora, que cobra um absurdo para isso.

Pense bem se para um livro comum gastasse uns 20 mil reais para que fizesse uma edição com 1000 exemplares um livro digital ou E-book gastaria no máximo uns 50 reais ou até menos e eu até arriscaria dizer NADA.

Isso mesmo dependendo do objetivo do seu E-book você não precisa gastar nada é claro que será necessário alguns conhecimentos básicos mas nada que o torne impossível.

É por isso que estou escrevendo este artigo em um passo a passo de como criar um ebook grátis profissional e ainda ter sucesso com ele.

E ainda vou mostras técnicas de Marketing Digital para você distribuir seu E-book.

Veja neste vídeo onde mostro na prática de forma resumida como eu faço um Ebook de forma gratuita e muito rápida.

Agora vamos aos 5 passos necessários para se criar um E-book profissional de sucesso!

PASSO 1 – Conhecer As Ferramentas Necessárias Para Criar Seu E-Book

São necessárias ferramentas, apesar que o que mais importa é o seu conteúdo a verdadeira essência do seu livro eletrônico, mas, estas ferramentas são úteis pois vão facilitar muito nosso trabalho e também são necessárias pois trata-se de um produto digital.

Microsoft Word – Ferramenta paga para criação de E-book, se quiser pode baixar e usar grátis durante 30 dias;

Microsoft PowerPoint – Mesma situação do Word;

BR Office – Ferramenta totalmente grátis para digitalizar seu conteúdo e formatar;

Photoshop – Ferramentas Offline e paga para criação de capas em 3D – (se não souber pode ignorar e usar a online);

Adazing – Ferramentas online para criação de capas em 3D – (http://www.adazing.com/cover-mocks-2/)

Site ou Blog – Para armazenar, distribuir e divulgar seu produto, (recomendo WordPress);

Mega – Ferramenta Grátis Para armazenar seu ebook;

Google Drive – Ferramenta grátis Para Armazenar o produto digital;

Lembrando que você não precisa de todas as ferramentas que citei aqui, coloquei várias para você usar a melhor que lhe cabe.

Agora vamos para nosso segundo passo para fazer nosso ebook de sucesso, a criação do nosso conteúdo em si.

🙂 Atenção estou mostrando como eu faço para criar ebooks de forma gratuita e tenho como exemplo meu próprio, se quiser ver como ficou basta clicar neste link e fiz todo ele com estes 5 passos.

PASSO 2 – Criação Do Texto do Seu Ebook Profissional

Esta parte corresponde a 50% do valor e do trabalho para a criação do seu ebook.

Muita gente confunde pelo fato de ser um produto digital, com um produto que não tem muito valor ou importância, pelo contrário, deve ter sim muito valor e muita dedicação para criar o melhor conteúdo possível.

Ao pensar em criar um Ebook é necessário ter em mente sobre qual assunto você vai escrever. Então acredito que você já saiba sobre qual assunto vai ensinar neste livro digital.

Tendo em mente o assunto agora precisamos organizá-lo, para isso eu costumo usar um pequeno e gratuito programa de mapa mental chamado FreeMind onde eu coloco minhas ideias de títulos e subtítulos no qual vou descrever o conteúdo.

Se não quiser usar este programa tudo bem, basta ir no seu editor de texto padrão ou um dos que citei nas ferramentas e digitar suas ideias…

Por exemplo eu para escrever este artigo pensei em alguns itens e coloquei como títulos depois fui pesquisando para acrescentar valor ao conteúdo e adicionei alguns subtítulos.

Veja abaixo como ficou no FreeMind…

Como Criar Um EBook Grátis - Free Mind

No início só haviam Introdução, Criando o Texto, Design e Distribuição, após a pesquisa ficou mais completo com mais conteúdo.

Assim que você deve fazer pesquisar e somar com o seu conteúdo e organizar em algum lugar como fiz.

Agora vamos para a parte do conteúdo didático.

Protegendo seu conteúdo

Quando for fazer ou criar seu Ebook você não pode esquecer de protege-lo com uma mensagem de copyright de proteção e reserva de direitos.

Você pode adicionar uma página específica para falar disso ou somente uma mensagem no rodapé, isso depende de você.

No caso de ser um E-book com distribuição gratuita, você precisa simplesmente dizer que é proibida a distribuição e alteração sem a sua devida liberação.

Veja abaixo uma que fiz para meu E-book 10 Erros Fatais de Iniciantes do Marketing Digital.

Como fazer Um EBook Grátis - copyrigth

Eu simplesmente adicionei meus direitos na primeira página do Ebook.

Apresentação do Autor

No início é necessário você se apresentar falar um pouco de como você se encontrou ou se envolveu com o assunto e também suas qualificações a respeito do assunto. É fundamental pois vai deixar o leitor um pouco mais tranquilo quanto a qualidade do conteúdo do livro.

Um detalhe importante, jamais crie qualificações pois se descobertas pode gerar constrangimento e também destrói sua reputação

Se não tem muita experiência no assunto é melhor pular esta parte ou somente apresentar-se como pessoa deixando as qualificações de lado.

Objetivo

Mostre ao seu leitor o real objetivo do seu produto. No meu caso eu queria falar sobre Erros que iniciantes comente ao criar um negócio digital então falei logo “meu objeto com este conteúdo é fazer você se livrar de erros comuns que quase todos cometem te livrando de perda de tempo e dinheiro…

Você não precisa se estender muito nesta parte, seja objetivo e completo.

Sumário

É importante para o leitor já ter uma prévia do que vai encontrar no Ebook é importante você criar títulos e subtítulos chamativos para que quando ele ver o sumário fique logo ansioso em consumir seu conteúdo.

Eu gosto muito de usar o Microsoft Word para fazer esta tarefa, pois crio logo os títulos e subtítulos e coloco como h2, h3…, e ele cria um sumário automático, a final é para isso que as ferramentas existem para nos auxiliar e fazer nosso tempo durar mais.

Uma outra opção é criar um sumário descritivo onde você contextualiza todo o conteúdo é uma espécie de resumo do livro.

Conteúdo

Nesta parte entra a essência, você tem que descrever todo o conteúdo nesta parte. Sugiro que seja organizado, por exemplo:

Eu criei meu ebook os 10 erros…, então coloque bem destacado cada erro para que ficasse bem visível e de fácil compreensão.

Erro 1 – xxxxx (usei uma página inteira para destacar o erro)…

Uma coisa importante é você ter começo, meio e fim, nunca se esqueça a dica de conteúdo para gerar bom engajamento que dei em um artigo do meu blog…

Gere curiosidade no começo, prenda a atenção;

Entregue seu conteúdo de forma dinâmica;

Chame para ação (CTA).

🙂 Não vou explica tudo para não estender muito mas se quiser pode conferir este artigo aqui.

PASSO 3 – Como Criar Um Ebook Grátis – Design

Aqui muitos pecam pois pensam que somente jogando de qualquer jeito o conteúdo e salvando em pdf vai resolver o problema…

É claro que o conteúdo é o que mais importa, mas imagine você ter uma Ferrari em um corpo de um fusca?

Com certeza não teria o valor que tem!

Então vamos cuidar para que nosso Ebook tenha conteúdo de qualidade somado a uma boa aparência, afinal queremos um Ebook Profissional Para Fazer Sucesso Online.

Qual o Layout do Ebook?

Quando eu falo layout eu me refiro a duas coisas: Distribuição e Orientação.

Orientação é se a folha vai ser na horizontal ou vertical. Não tem regras aqui mas eu penso o seguinte.

Por ser um produto eletrônico, geralmente vamos ler ou no computador ou em dispositivos móveis correto? Então eu prefiro usar a orientação na Horizontal (deitada) pois se encaixa perfeitamente na tela dos aparelhos.

Mas você pode escolher a orientação da página que achar melhor ou mais bonita.

Distribuição é diretamente ligado a organização e diagramação, espaço para imagens, espaço para o texto, cor do fundo, tamanho do texto, fonte…, ou seja a beleza do seu ebook.

Eu prefiro não abusar de cores e produções exageradas, muitas das vezes o simples é muito bonito.

Eu uso um fundo com uma cor neutra geralmente um cinza claro e coloco uma área separada para extras ou imagens sempre nas laterais.

A fonte é muito pessoal, mas eu gosto muito da PT-Sans.

A cor da fonte eu uso preta somente vario entre azul ou alaranjado nos subtítulos.

O tamanho eu abuso um pouco, geralmente o texto em 14 títulos h2 18 e h3 16.

O espaçamento sempre uso 1,5 se for pouco texto uso até 2.

Um detalhe que eu gosto de usar muito é uma barra bem colorida na parte inferior contendo algumas informações como a URL do meu site e meu nome.

Inserção de Gráficos e Imagens

É muito importante sempre você inserir gráficos, organogramas e imagens para ilustrar seu conteúdo, isso ajuda o leitor a ler de forma menos cansativa, quebra um pouco aquela tensão que a leitura causa.

Sempre que possível adicione estas mídias vai enriquecer seu conteúdo e vai deixar seu ebook mais bonito.

Importante: cuidado com as imagens que vai utilizar, lembre-se dos direitos autorais.

A Capa Para Seu E-book

Muitos criam o ebook e esquecem de como ele será representado online. É necessário fazer um belo trabalho de design, lembra do exemplo da Ferrari?

Só não pode fazer o contrário, você cria qualquer coisa em relação a qualidade do conteúdo e depois faz uma capa incrível, vai gerar o mesmo problema de credibilidade que citei atrás.

Existe um site o http://www.adazing.com/cover-mocks-2/ onde você pode fazer gratuitamente a capa do seu ebook. Este site trabalha com templates prontos de alta qualidade que ficam ótimos e você pode alterar conforme sua necessidade.

Você vai precisar deixar seu e-mail em uma box que vai aparecer então você receberá uma senha pro e-mail é só usá-la.

Existe também a possibilidade de você criar uma capa no Photoshop e depois fazer o upload para este programa somente para transformá-lo em 3D.

Um bom ebook precisa de uma boa capa para quando for divulgá-lo você não tenha maiores problemas.

Vamos ver no passo 4 de como criar um ebook grátis a pós produção para finalizar seu ebook.

PASSO 4 – Pós Produção Do Seu Ebook

Agora você já tem todo o conteúdo do seu ebook pronto e também já está diagramado, então resta fazer uma pós produção que nada mais é do que proteger seu documento com senha, salvar em uma extensão de arquivo apropriada para a internet e hospedar online.

Protegendo com senha

É claro que não é obrigatório, geralmente usamos esta opção de proteção para que pessoas não usem nosso conteúdo se não foi devidamente liberado para isso.

Por exemplo, alguém invadiu seu site ou o local onde você armazenou seu livro digital então baixou seu arquivo, se tiver com senha ele não terá acesso ou pelo menos irá dificultar um pouco mais.

É preciso cuidado porque quando você liberar para alguém deverá enviar a senha juntamente.

No Microsoft Word 2013 (versão que eu uso), basta você ir em “Arquivo > Proteger Documento > Criptografar Com Senha” Pronto agora o acesso ao conteúdo ficou restrito a quem possui a senha.

Salvando Em PDF

Você deve salvar na Extensão “.pdf” que é apropriada para distribuição online, para isso você deve ir em “Arquivos > Salva Como > no tipo de documentos escolha .pdf”.

Depois de salva, uma cópia é criada e você pode distribuir livremente como quiser pois sua edição torna-se inviável.

Existe formas de se editar pdfs mas nem todos conhecem e também tem como deixar como um arquivo protegido contra alterações, mas isso é uma forma avançada e não vou explorar aqui.

Se usar outro aplicativo você deve recorrer se há esta opção se não houver tem um site bem legal que converte para pdf.

Site de conversão: http://freepdfconvert.com

Hospedando ou Armazenando seu Ebook

Aqui é simples, basta você fazer o upload para qualquer um dos sites que vou citar aqui a baixo e preservar o link.

Este link você vai usar para baixar o arquivo do seu Ebook.

Google Driver – Grátis e basta ter uma conta G-mail

Mega – Também precisa fazer um simples cadastro.

Hospedagem própria – No caso se você tem um blog ou site. Opção mais complexa porém segura mas é necessário pagar.

PASSO 5 – Distribuição E Entrega Do Livro Digital

Aqui depende da finalidade do seu ebook, se for uma recompensa digital, muito usado atualmente, você pode criar uma página de captura ou inscrição e trocar pelo e-mail dos interessado.

Se você for vender é necessário submeter a revisão dos donos dos sites de revenda, eu indico muito o Hotmart, tem muita qualidade e trabalha muito bem.

Uma outra opção é você criar uma loja virtual e vender seu próprio produto digital ou até mesmo por um blog.

Se o interesse no ebook é simplesmente ter um conteúdo guardado, nada precisa ser feito aqui.

Lembre-se o link de download do seu ebook não pode ser perdido!

CONCLUSÃO

Espero que tenho conseguido fazer seu ebook e que tenha ficado profissional pois foi a minha intenção real com este artigo.

Você aprendeu como criar um ebook grátis profissional tudo em 5 passos simples!

Eu tenho meu próprio e-book que você pode baixar e ter como base para criação do seu.

Nele eu mostro quais são os 10 Piores Erros Cometidos Por Iniciante do Marketing Digital, se você está iniciando um negócio online ou tem desejo de criar um então você deve baixar gratuitamente este e-book.

Para fazer o DOWNLOAD grátis basta clicar aqui.

.

.

Logo abaixo tem um vídeo onde eu mostro na prática de forma resumida como eu faço a parte da diagramação no Word, eu fiz um ebook deste próprio artigo, ficou muito legal, veja.

Como Criar Um eBook Grátis facilmente e ainda deixá-lo com cara profissional.

E-book Erros De Iniciantes + Dicas Para Criar Seu Negócio 100% Online?

Mesaque Mota

Empreendedor digital, comunicador, com vários projetos na internet, ultimamente está trabalhando na criação de vídeos para youtube e artigos para seus blogs. Gosto muito de fotografia, música e de ajudar pessoas com meu conhecimento.

Website: http://metapossivel.com.br

8 Comentários

  1. Pingback: Como Ganhar Dinheiro Apostando Em Jogos De Futebol

  2. Pingback: O Ebook Segredos do Youtube Vale A Pena?

  3. I love these arsilcet. How many words can a wordsmith smith?

  4. Ótimos tutoriais, só não entendi como é feita a digamos “fusão” entre o conteúdo escrito e a capa do ebook?

    • Olá obrigado por comentar.

      A “Fusão” não existe, a capa é uma forma de tornar físico algo virtual, o que pode ser feito é inserir a capa na página 1 do ebook.

      ABraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *